quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Provérbios 25:11

Como maçãs de ouro em salvas de prata,

assim é a palavra dita a seu tempo.

(Provérbios 25:11).

Esse é um dos meus provérbios preferido. Que maravilha seria a vida, se  exercêssemos esse conselho.

Imagine uma cesta de prata, repletas de maçãs de ouro, o valor material é bem expressivo certo?

Agora observe as palavras ditas no momento certo,a importância das palavras bem escolhidas.

Às vezes falamos o que é certo, mas na hora errada.

Falamos em momentos que deveríamos ficar calados, e o que acontece,acabamos piorando a situação, ou ainda pior acabamos por ferir “matar”, com aquelas palavras, que mais parecem facas afiadas entrando direto no coração.

Outras vezes nos calamos quando na verdade, era à hora exata de falar. E o nosso silêncio, também gera morte.

E o que fazer, quando saber qual é o momento de falar,como saber qual é a hora certa, e  qual a maneira correta de falar.

O que fazer?

Primeiro: é necessário ouvir;

Precisamos ouvir, é importante deixar a outra pessoa falar, precisamos entender o que ela está falando.

Segundo:é necessário mostrar interesse;

Depois que ouviu atentamente, é necessário mostrar interesse por aquilo que foi falado. Pode parecer sem valor para você, mas com certeza é de um valor inestimável para aquela pessoa que “jogou” em cima de você todo esse amontoado de palavras.

Um filho que desabafa com seu pai, palavras que parecem ser sem sentido algum, na verdade está expressando que algo não vai bem. É muito bom quando o diálogo é sobre futebol, sobre viagens, namoro etc. Mas é difícil quando o assunto são as drogas, que chegaram.

É “fácil” ouvir sua esposa falando sobre bolsas, sapatos, decoração etc. Mas é extremamente difícil quando ela chega com o resultado do exame, com a confirmação de um câncer. E agora o que falar, nessas horas um abraço fala muito ao coração angustiado.

É muito bom quando o esposo chega a casa, animado com promoção, com a noticia de um bem adquirido, ou com aquelas passagens surpresa para uma 2º, 3ª quem sabe a 5ª lua de mel. Mas quando a noticia é o desemprego, ou uma doença,o término do seu tão sonhado casamento.O que falar,parece que além da falta de ar,também faltam palavras.

Temos visto, que a falta de comunicação tem levado muitos a terminarem o seu relacionamento, temos visto famílias inteiras destruídas por falarem palavras que ferem.

Qual a maneira certa de falar?

É claro que vai depender da situação, do assunto em questão, das pessoas envolvidas. Mas o mais importante é que a palavra dita seja regada de amor,misericórdia e justiça,para isso é vital que sejam Palavras com princípios cristãos,não palavras de auto-ajuda.Mas Palavra de sabedoria,e essa só encontramos na Sagradas Escrituras.

Um pai só consegue falar com o seu filho, depois de ter ouvido o seu Pai celestial.(com uma vida devocional).

Um esposo só consegue falar com sua esposa, depois ter entendido que ele deve amá-la como Cristo amou a Igreja.(entregando sua vida por ela).

Uma esposa só é capaz de falar/ouvir o seu esposo, depois de compreender o que é submissão no Senhor.

Uma mãe só consegue falar com a  família que o Senhor lhe deu, somente depois de entender e aceitar que ela é sábia o suficiente para administrar o seu lar.

Um filho só consegue falar aos pais, depois de ter compreendido através do ensino que seus pais lhe transmitiram ,que ele é herança do Senhor.

Um irmão só consegue falar com seus irmãos, depois de entender que o Senhor só ordena a benção na união.

Um amigo só fala a outro amigo, depois que descobre que na angústia se faz o irmão.

Um pastor só consegue falar com suas ovelhas, depois de ter ouvido o seu grande-Pastor.(em oração).

 

Nós somente falamos (abrimos o nosso coração) a Deus, nosso Pai, e ao nosso Senhor e Salvador Jesus, e ao nosso consolador Espírito Santo, quando verdadeiramente reconhecemos que somos incapazes de prosseguirmos sozinhos.

Em Cristo

2 comentários:

  1. A graça e a paz amada em Cristo, passando para desejar felicidades. Post maravilhoso, que o Senhor te abençõe com bençãos espírituais!!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Adeilson Lopes

    Graça e paz em Cristo a quem servimos juntos. Que Deus continue te abençoando. Post extremamente edificante, esse texto bíblico foi a base do meu devocional e para completar, encontrei sua reflexão sobre o mesmo. Glorias a Deus por ter falado comigo por meio de Sua Palavra e por ter encontrado sua reflexão que tanto veio contribuir com minha meditação. Deus te abençoe. Adeilson Lopes - simplesmente servo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação