quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Honestidade na Liderança

Honestidade na Liderança

Honestidade,Moralidade e Consciência Contendas severas começam quando um líder na Igreja não possui qualificações bíblicas que um líder deve ter. A reputação da Igreja é abalada e se desfaz quando as pessoas da comunidade vêm a saber que um de seus líderes viola, em sua vida,os seus princípios de ética e moralidade.tanto a reputação da igreja local quanto a de Jesus Cristo devem ser zeladas pelos líderes da igreja.Suas vidas devem corresponder aos padrões aceitos pela comunidade á qual pertencem.

Quem são os líderes da igreja?Qualquer pessoa que assuma responsabilidade ou que intencionalmente exerça influências sobre outros é um líder. Os pastores,diáconos,professores de Escola Bíblica Dominical,dirigentes de estudo bíblicos,administradores,regentes de coro e líderes da mocidade,estão nessa categoria.

De quem é a responsabilidade de ver se estes líderes fazem jus ás qualificações bíblicas?Teoricamente, a responsabilidade é do corpo da Igreja e de seus líderes. Mas, e se os que estão na liderança não estão qualificados para eleger as pessoas certas ou o fazem sem investigar?Nesse caso, a responsabilidade cai sobre as pessoas escolhida. Temos de depender de sua honestidade, ao apresentar suas qualificações.

Como líder efetivo ou em potencial, você tem que se analisar honestamente, para determinar se você está qualificado. Vários problemas sobressaem nesta avaliação:

Hipocrisia

“Eu não freqüentaria aquela igreja nem um milhão de anos! Conheço alguns de seus líderes, e eles são um bando de hipócritas” isto soa de modo familiar?Tais comentários são predominantes, especialmente em comunidades pequenas. Gostaríamos de negar estar alegações, chamar isto de ignorância, ou taxa-lá de observações antagônicas dos não-crentes.Porém,infelizmente, geralmente são verdadeiras.

As Escrituras falam diretamente a respeito da hipocrisia. Em sua epístola aos Romanos,Paulo critica severamente os judeus que não viviam em conformidade com o que ensinavam:

“Mas se tu és judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, instrui dor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensina a ti mesmo? Tu, que pregas que não deve furtar, furtam? Tu que dizes que não deve cometer adultério, adulteras? Tu que abominas aos ídolos, roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a deus pela transgressão da lei? Assim, pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito” (Romanos 2:17-24).

Esta é a definição básica de hipocrisia: ensinar ou dizer uma coisa, e fazer outra. E o resultado é que o “nome de Deus é blasfemado”

Ninguém vive diante de Deus e dos homens tão perfeitamente que seja completamente irrepreensível. Cada um de nós ainda necessita crescer e se desenvolver espiritualmente.Contudo, há um nível mínimo de maturidade necessária para os que estão na liderança.É comum pessoas que ocupam posições de liderança não lerem a Bíblia nem orarem diariamente,não estudarem as Escrituras e não porem em prática o que sabem ser seu dever na vida cristã.Ocupam estas posições somente em virtude da necessidade da congregação ou porque foram eleitas por um sistema democrático.Algumas já serviam como líderes crentes antes mesmo de tornarem-se crentes.

Talvez sua consciência o esteja acusando de hipocrisia em sua própria vida. Não se permita continuar num estilo de vida dupla.Se há problemas ou pecados em sua vida que lhe sejam óbvios, a única coisa honesta a fazer é retirar-se da posição de liderança até que os tenha solucionado.Você pode pensar:”Mas isto seria por demais embaraçoso.Porque não posso cuidar dos problemas enquanto continuo em minha posição?”Isto será possível se for um pecado menor,porém geralmente,você não consegue inverter a sua direção tão facilmente.Mudar leva tempo.Você precisa de coragem para admitir a sua necessidade.

Se você sabe que sua vida não está em compatibilidade com o que diz, não hesite em tomar decisões ousadas para acertar as coisas. Este pode ser o primeiro passo real de maturidade que você venha dar.Viver um padrão duplo nunca trará paz e benção e sua vida.Moisés preveniu os hebreus:”E estai certos de que o vosso pecado vos há de atingir”(Números 32:23).

Você tratará disso agora, ou vai esperar até que Deus o revele mais tarde?

Fonte: Honestidade, Moralidade e Consciência, ED Juerp, 3º Edição, 1990.

*1ºedição 1984

*2ºedição 1986

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação