sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Enterre o passado e siga em frente

Enterre o passado e siga em frente

OLHAR_PARA_DEUS A história de uma catástrofe em Lisboa carrega uma lição.Ficar lamentando,reclamando ou culpando a Deus,como fez Voltaire,não ajuda absolutamente em nada.Aprenda com os acontecimentos, enterre o passado e ajude a manter a ordem.
No dia primeiro de novembro de 1755, Lisboa foi devastada por um terremoto. Por ser Dia de Todos os Santos, as igrejas estavam lotadas e trinta delas foram destruídas. Em seis minutos 15.000 pessoas morreram e outras 15.000 agonizavam. Este foi o equivalente do século dezoito a um holocausto nuclear, mas não causado pela perversidade humana.
Um dos muitos pensadores horrorizados por este evento foi o filosofo Francês Voltaire. Seu clamor foi simplesmente: "Se Deus é livre, justo e benevolente, por que sofremos sob o seu cetro?"
Mas Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marques de Pombal, ocupava a pasta de primeiro ministro do rei e reagiu de maneira diferente, ele disse: "Enterrem os mortos e alimentem os vivos". Numa caligrafia delicada Pombal baixou três atos. O primeiro era livrar-se dos mortos para evitar doenças, o segundo impor teto para o preço do pão e assim alimentar a população, e o terceiro, impor a ordem pública.
A destruição de Lisboa foi tal que a remoção dos corpos tornou-se essencial para evitar a disseminação de doenças e peste. Pombal convenceu então o patriarca de Lisboa a autorizar que os corpos fossem recolhidos sem cerimônia, colocados em barcos, enviados para o Atlântico e despejados no oceano sem os habituais ritos fúnebres
Para conter a ordem publica, pombal autorizou juízes a reagirem instantaneamente em caso de saque ou assassinato. Ordenou que fossem armadas 80 forcas por toda a cidade, onde os flagrados saqueando e cometendo outros crimes eram enforcados sumariamente.
A catástrofe de Lisboa deu inicio ao enfoque cientifico dos terremotos. Muitas equipes científicas foram enviadas à capital portuguesa para estudar o cataclismo.
Sabemos que terremotos podem acontecer nas nossas vidas, ceifando nossos bens mais preciosos. Nesses momentos precisamos ser fortes e duros, como o marquês da história de Portugal, e agir com rapidez e discernimento.
Ficar criticando? Se tivessem ouvido o que você disse, teria sido diferente? Já aconteceu, apóie a reconstrução, ajude a alimentar os que estão vivos.


*”...esquecendo –me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo,pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”(Filipenses 3:13).

A dor, as perdas são inevitáveis, o luto é uma fase, pois há tempo de nascer e tempo de morrer.Há tempo que as lágrimas parecem não ter fim .Mas uma coisa é certa o Tempo de cantar também chega!

Por isso enterrar o passado pode significar, viver um novo tempo guarde as lembranças, mas viva ,essa vida que Deus lhe deu.Não enterre seu sonhos,projetos,e não enterre a si mesmo.

Com carinho,

Em Cristo

4 comentários:

  1. otimo post. divulgando aqui também.

    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Cristo, O Senhor, para você, irmã Cláudia Mariz.

    Fiquei muito feliz em ter visto sua participação em meu humilde blog. É um prazer compartilhar da Palavra do Senhor com você também. Já estou seguindo o seu blog!

    Que Deus em Cristo te abençoe
    Ir Cícero
    www.ciceroservodecristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cláudia Mariz,

    Graça e Paz amada!!!

    Fico feliz quando recebo visitas e comentarios tão gratificante assim como o seu em meu blog.
    Aproveitei pra te fazer uma visitinha e já estou seguindo seu blog que por sinal é ótimo!!!!
    tenho certeza que vou colher bons frutos,
    fica na Paz amada, abraços!!!!

    ResponderExcluir
  4. Claudia,

    Ora, ora, ora - Por que sofremos sob o Seu cetro?
    Viu só amiga? Voltaire não sabia que não há injustiça por parte de Deus. Para ele, o Criador se revelava apenas através da ciência e das leis da natureza.
    Diz a Bíblia: De modo nenhum! Deus é justo!
    Voltaire, o "rapaz de talento e patife notável", cria em Deus, mas negava o Livre Arbítrio e a Providência divina - por isso aquele deista referiu-se a Deus daquela maneira.
    Disse Deus a Moisés: "Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia (Rm 9:14,16)
    E creio que foi assim com os portugueses assim como, recentemente, com o Haiti.
    Deus é Deus. Ele criou; Ele fez; Ele desfaz – Fez pra ele; por Ele; Tudo é dEle.
    Sigamos em frente, com nossa concepção teísta. Viveremos mais e bem melhor.
    A paz
    Alberto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação