quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Vigília Dos Cem Anos…Irmãos Morávios

A Vigília Dos Cem Anos

De certo, alguém poderá estranhar o título desta mensagem-A Vigília Dos Cem Anos. mas foi exatamente isso que aconteceu numa pequena vila da Saxônia,na Alemanha chamada “Herrnut”.Esse nome significa “a vigília do Senhor”.Foi-lhe dado por um grupo de crentes.Eles foram ali formaram uma colônia de refugiados,perseguidos em sua terra,a Morávia,na Checoslováquia,também chamada Boêmia.Eram remanescentes de um avivamento, liderado por João Huss-um padre católico que fora influenciado pelas doutrinas de João Wyclife,da Inglaterra.Essas doutrinas enfatizavam a autoridade das Escrituras.

João Huss começou a traduzir obras de João Wyclife passando a adotar seus pensamentos doutrinários, conseqüentemente, criou a antipatia do Papa Alexandre V. Ele se viu forçado a fugir da Checoslováquia. Depois,apesar de ser lhe garantido salvo-conduto pelo imperador Sigismundo,compareceu ao concílio de Constança a fim de responder por suas supostas heresias.Acabou aprisionado e ,quando chamado a renunciar suas crenças,recusou categoricamente.Foi condenado á morte e queimado vivo em uma fogueira em praça pública em 1415.

Desapareceu o líder, mas o movimento continuou. Isso apesar de muitas perseguições e martírios,obrigando os irmãos a procurarem refúgio onde pudessem.Foi assim que, 300 anos depois,um grupo desses apareceu nas terras de um jovem de 22 anos , o conde Zinzendorf.Tratava-se de um fervoroso crente em Jesus.Ele os acolheu em seu condado.Entre os crentes havia luteranos,batistas e irmãos da Igreja reformada.Tal fato deixou de criar problemas,devido ás divergências sobre o batismo nas águas, a ceia do Senhor a as demais ordenanças.Contudo, o jovem conde deu prova de ser um verdadeiro herói espiritual.Ele habilmente, ia acentuando os pontos de convergência doutrinária.

O Avivamento de Herrnhut

Desde a idade de 16 anos, o Conde se distinguia como universitário. Na universidade, criou células de oração.E ,agora,aplicou a mesma tática em Herrnhut-Primeiramente,reuniu o grupo no dia 12 de Maio de 1727.celebraram um solene pacto de inteira dedicação ao Senhor.Assim,estabeleceu o famoso “Pacto fraternal”.Isso envolvia dedicação e estudo assíduo da Bíblia.E , diariamente,reunir-se em pequenos grupos de oração.O resultado foi um avivamento poderosos que chegou ao apogeu no dia 13 de Agosto quando o espírito de intercessão tomou conta de todos os presentes.Até as crianças foram envolvidas no extraordinário movimento espiritual que sacudia a Vila de Herrnhut.Oravam até altas horas da noite, lembrando-se do fogo no altar do tabernáculo nunca devia pagar.Os irmãos resolveram,também manter o fogo de oração continuamente aceso! No dia 27 um grupo composto de 24 irmãos e 24 irmãs iniciaram a famosa Vigília-hora por hora, dia e noite, semana após semana. Essa Vigília durou Cem Anos sem parar!

Creio que, em toda história da Igreja, jamais houve coisa igual. Essa Vigília não foi fruto de uma inspiração carnal ou com objetivo de se mostrar.Não,mas foi inspirada pelo Espírito Santo.E ,assim,prosseguia nos mesmos moldes dos verdadeiros avivamentos,como ocorreu no Dia de pentecostes e na Igreja primitiva quando até a casa onde todos os crentes se reuniam tremeu(At. 4.31).Tais avivamentos resultam porque Jesus está Vivo no céu e continua derramando do Espírito de intercessão sobre tua igreja.

Hoje, falamos muito em avivamentos. Queremos ver evangelização do mundo.Há uma infinidade de organizações se dedicando a isso.Todavia, a maneira mais certa para a evangelização do mundo é re-descobrir o poder da oração e da intercessão.como esses “Irmão Morávios” o descobriram.

Fonte:

Mensagens do Missionário Laurence Olson(1910-1993)

Ed CPAD-1º Edição 2001

Em Cristo

*Não há avivamento sem oração.A oração é o primeiro passo dessa caminhada para o verdadeiro avivamento.*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação