segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Razão da Nossa Caridade

A Razão da nossa Caridade

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Romanos 5:5)

O que é caridade?

Essa palavra de significado profundo revela o que está além da nossa limitada compreensão. Mas a nossa capacidade de exercê-la vem de Deus. Não porque sejamos bons, mas porque o amor de Deus está derramado em nossos corações.

Quando falamos de caridade, logo nos vem à mente a pratica de boas obras, e isso se deve ao fato de que caridade significar :

“amor em ação”, como nos mostra o Apóstolo Tiago em sua Epístola.

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”(Tiago 2:14-15).

Esse verso Bíblico responde a razão da nossa caridade, O amor de Deus estando derramado em nossos corações, leva-nos a exercer esse amor através da nossas ações,em relação aos da família da fé, como também aqueles a quem não conhecemos, ou não convivemos no dia a dia.

Por que fazer caridade?

Vivemos dias de grandes decepções, e isso leva algumas pessoas a deixarem a prática da caridade.Mas devemos retomar esse exercício,que faz mais bem a quem o realiza, do que a quem recebe. Uma pessoa que tem coração caridoso é uma pessoa mais feliz,pois não é avarenta,ela consegue dividir o que tem, o seu coração não está indiferente as necessidades de outros,o seu coração não está petrificado,e está livre do egoísmo

Quando somos caridosos,quando socorremos a um necessitado,estamos sendo instrumentos de Deus na terra para abençoar.Deus socorre os orfãos ,as viúvas , os necessitados através da minha e da sua vida,Essa é a razão da nossa caridade.

Quais os benefícios que traz o exercício da caridade?

Existem pessoas nesse momento achando-se abandonadas por Deus.e quando, nos dispomos , a exercer a caridade para com essas pessoas,estamos trazendo uma esperança,estamos através de nossas ações,levando amor, e consolo aos corações desesperançosos e amargurados.Com essa atitude,estamos sem dúvida alguma,contribuindo para uma sociedade mais justa,melhor e mais humana.Estamos oferecendo uma nova oportunidade.Quando participamos de algum trabalho social e oferecemos os nossos talentos,estamos abençaoando vidas,mesmo que aos nossos olhos sejam coisas simples,mas na verdade são gestos de extrema importância,pode ser um corte de cabelo, enfim todo gesto que contribua para abençoar o nosso semelhante ,é um ato de amor por mais singelo que seja.

O maior beneficio em se fazer caridade e pode ser, um ser humano melhor.

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”(Galátas 6:9-10).

Seria a caridade o termômetro da nossa Fé?

A Fé sem obras é morta, ou seja sem caridade,não há como falar de Fé.É preciso muito mais que palavras, e belos discursos para se alcançar o coração de alguém faminto ,ou com o corpo congelado pelo frio do inverno.Pois as palavras podem até aquecer por algum momento a alma,mas o alimento para o corpo é também necessário.

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”(Tiago 2:17-18;26).

Seja caridoso em palavras,mas também em atitudes que promovam o bem estar do teu próximo.

Seja voluntário participe,faça o que puder para alimentar ,aquecer, e trazer um pouco de solidariedade ao teu próximo.

Isso chama-se caridade!

Em Cristo

3 comentários:

  1. Irmã Cláudia, Graça e Paz!

    Entrei aqui para agradecer sua visita ao meu blog e me deparei com esse lindo texto sobre a caridade. Como disse o apóstolo Paulo em I Coríntios 13 "se não houver amor" de nada aproveitaria tanta fé, tanta ciência, tantos dons, tanta filantropia...

    Parabéns pelo seu blog e pela excelência dos artigos.

    Deus lhe abençoe.
    No Amor de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Bons perfumes de suas palavras Claudia. Fique com Deus e continue perfumando o mundo com seus textos - Lamarque

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada por sua visita amada, agradeço por ter exalado o bom perfume de Cristo em suas palavras. Fico muito feliz em conhecer você e é claro que estou seguindo este Blog abençoado!
    Susana Silvério
    http://susanasilverio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação