quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vencendo o Gigante dos Vales escuros

 

logoconsolar 

Vencendo o Gigante dos Vales Escuros

No Salmo 23, Deus é apresentado como o Bom Pastor, Davi, que foi vitorioso sobre o gigante Golias, é usado por Deus para nos mostrar como vencer os gigantes da vida – ansiedade, inquietação, traumas emocionais, indecisão, e o Gigante dos Vales Escuros. Deus está presente mesmo quando passamos por vales escuros. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23.4).
Na Bíblia, o termo “vale” também é usado com referência aos tempos difíceis da nossa vida. Josué menciona o Vale da Calamidade. O Salmo 84 menciona o Vale das Lágrimas. Oséias menciona o Vale da Aflição. Em hebraico, essa expressão usada por Davi significa, na realidade, o Vale da Escuridão Profunda. Como lidar com os vales escuros da vida? O que precisamos entender sobre os vales escuros –

1º. Os vales são inevitáveis. Se você ainda não passou por um, saiba que eles irão acontecer em sua vida. Você ou acabou de sair de um vale, ou está passando por um vale, ou está a caminho de um vale.

2º. Os vales são imprevisíveis. Não é possível planejá-los, agendá-los demarcá-los. Os vales são sempre inesperados. Geralmente eles chegam em hora inapropriada.

3º. Os vales são imparciais. Ninguém está imune conta vales. Ninguém tem isenção de dor e sofrimento. Ninguém recebe ‘passe-livre’ de problemas na vida. Todo mundo tem problemas – pessoas boas e pessoas não tão boas. 4º. Os vales são temporários. Eles têm duração limitada. Eles não são um lugar de permanência. Davi diz: ”Ainda que eu ande pelo vale...” O vale não é um lugar onde se fica a vida inteira. Os vales não vêm pra ficar. Eles vêm e vão. 5º. Os vales não são acidentais. As situações de vale não são acidentes da natureza. Deus quer construir sua fé por meio dos vales da vida. Gostamos de chegar ao topo da montanha, mas não é lá que a nossa fé é construída. São nos vales que ela ganha substância.
Quais são as atitudes certas quando estamos atravessando um vale? Davi disse: “Não terei medo de mal algum porque Tu estás comigo; tua vara e teu cajado me consolam”.

1º. Não desanime. “Não terei medo algum”. É isso que alguém, como Davi, que coloca sua fé em Deus pode afirmar. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”.

2º. Reconheça a presença de Deus. Davi afirmou: “pois Tu estás comigo”. Deus não somente promete nos capacitar, quando estivermos no vale; Ele promete estar presente. Você nunca passará por um vale sozinho na sua vida. Você nunca passará sozinho por um dia escuro. Deus disse “Eu estarei com você”. Isaias 43.2 – “Quando você atravessar por águas profundas e grande tribulação, eu estarei com você. Quando você atravessar rios de dificuldades, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo da opressão, não será queimado pelas chamas”. Você não vai se afogar, se queimar, nem morrer – Deus diz que estará ao seu lado.

3º. Confie na proteção e direção de Deus. Deus está nos dizendo: “Quando você passar pelo vale, eu defenderei você. Eu o protegerei”. O Senhor não está assentado no céu, apático e indiferente à nossa situação. O bom pastor luta por nós, para expulsar as forças espirituais. Ele é nosso defensor e protetor. Isto é o que a vara representa.

  Fonte:www.consolar.orglogoconsolar

Mensagens, links, informações e estudos para consolar
e confortar os que estão passando ou passaram por perdas.

Pr. Edimar Guimarães Pereira
Pr. da Primeira Igreja Batista na Penha – RJ
Publicado sob permissão

Meus Agradecimentos ao Senhor Luiz Eduardo F. de Freitas, Editor do Site Consolar

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação