quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hermenêutica

Questão de Hermenêutica

solas Hermenêutica: Etimologicamente esta palavra deriva do verbo “hermeneuo” que significa explicar, traduzir, interpretar. É uma ciência e uma arte a interpretação da linguagem.

Ciência, porque contém regras definidas e organizadas, e, arte, porque na hora de aplicar as regras há necessidade de bom censo e sensibilidade.

A hermenêutica influência nossa doutrina, ou, nossa influencia a hermenêutica?

Certo é , quando vamos ao texto bíblico,vamos com alguns pressupostos, crenças pessoais, ou vamos ao texto Bíblico com temor e tremor diante de Deus eterno e imutável, respeitando o que Deus realmente quis ensinar ao seu povo, num contexto, numa situação e num determinado espaço de tempo específico.

Obviamente não proponho em contra-atacando a Teologia da prosperidade levantar a bandeira da falência, da ruína, miserabilidade, da miséria ou da pobreza.

Preocupo-me em pregar o verdadeiro e genuíno evangelho da Soberania de Deus, e total e irrestrita confiança nossa, seus filhos e servos, na sua Onisciência.

“Os princípios básicos da reforma foram: Só a Cristo, Só a Fé, Só a Graça, Só a Escritura.

*Solus Christus (Só Cristo). Sua mensagem é totalmente cristocêntrica.Fazendo referência á carta de Paulo aos Colossenses,diz:” o único remédio para os colossenses contra as ciladas pelas quais os falsos apóstolos esforçam-se em enredá-los era apegar-se totalmente ao que Cristo era.Mas como acontece de sermos levados por tantas doutrinas,senão porque o poder de Cristo não é percebido por nós?Pois Cristo sozinho faz todas as outras coisas subitamente desaparecer”.

*Sola Fide(Só a Fé). Calvino negou o valor da fé histórica,dizendo que o que a Bíblia declara ser verdade é suficiente para a salvação.Dedicou um breve capítulo á fé em seu livro principal,chamado A Instituição da Religião Cristãs (As Institutas) de 1536,até 1559.Mas debateu noutras obras amplamente esse grande tema do Evangelho.Calvino também desaprovava a fé implícita,ou seja,um tipo de submissão piedosa ao julgamento da Igreja.A verdadeira fé não repousa na ignorância,mas no conhecimento.Definiu Fé como: “o firme e seguro conhecimento da divina benevolência para conosco,(Conhecimento) que ,fundado na verdade da graciosa promessa em Cristo,não é revelado a nossa mente,mas é também selado em (nosso) coração, mediante o Espírito Santo.

*Sola Gratia (Só a Graça). Mediante a obediência de Cristo em morrer na cruz do calvário por nós,Deus revelou a sua Graça para nos salvar.Graça é dádiva,é presente.O texto de 1 Jo 4.10 mostra que primeiro que primeiro Deus no chamou,por isso se entregou por nós.Para Calvino,devido á obediência de cristo,Ele alcançou graça diante de Deus para o homem,Efésios 2.1-10 deixa claro que o homem só pode ser salvo mediante a manifestação da graça salvadora de Senhor Jesus Cristo.Com isso ,ficam excluídas as boas obras para a salvação,ficando de lado as penitências,sacramentos e qualquer outro esforço para a salvação.

*Sola Scriptura (Só as escrituras). Defendia a autoridade suprema das Escrituras.Para ele a tradição não tinha a mesma autoridade e valor que a Bíblia.As decisões conciliares ou papais não valiam como as Escrituras.Todas as autoridades e crenças tinham de se basear e de se sujeitar completamente á Bíblia.

 

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Mas faça isso, sempre com respeito,com palavras,que edifiquem e abençoe aos leitores.Pois assim o fazendo estaremos exalando o Bom perfume de Cristo.A sua opinião é muito importante .Fico grata por sua visita.

Pesquisar este blog

"Todo aquele que ler estas explanações,quando tiver certeza do que afirmo,caminhe lado a lado comigo;quando duvidar ,como eu,ivestigue;quando reconhecer que foi seu erro,venha ter comigo;se o erro for meu,chame minha atenção.Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção áquele de quem está dito:Buscai sua face".Agostinho de Hipona

Minha lista de blogs

Para pensar

"Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs.Primeiramente,chacoalho a árvore toda,de forma que os frutos maduros caiam.Depois,chacoalho cada galho,e quando já chacoalhei todos os galhos,chacoalho cada ramo e cada ramificação.Então,olho embaixo de cada folha"
Martinho Lutero

Coroa de espinhos

"Eu não ousaria usar uma coroa de ouro na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos"

Charles H.spurgeon

Pedagogia de Jesus

Pedagogia de Jesus

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
O que ensina esmere-se no fazê-lo.

O Desejo de servir

Um dos elementos essenciais para a qualificação de um professor é o interesse que deve ter pelo povo e o desejo de servi-lo bem,de ajudá-lo.Sem esta qualidade, o mestre será "como o metal que soa,ou como o címbalo que retine",muito embora conheça bem a Bíblia, o discípulo e os métodos de ensino.Nada pode suprir a falta de interesse pelo bem estar de nossos semelhantes.Saber enfretar uma grande classe,possuir boas estatísticas, ou conhecer de sobejo os melhores métodos de ensino não constituem substituto a´propriado para aquele profundo interesse que devemos ter pelo próximo.

Lobo com pele de cordeiro

Lobo com pele de cordeiro
Cuidado

Falsos mestres

Existem líderes(pessoas) divorciadas de qualquer profundo compromisso com Cristo.
E pior muitas vezes tais pessoas assumem posição de influência,tornam-se arcanjos da comunidades vestem-se de pastor,falam como teólogos,ensinam como mestres,insinuam-se profetas.Esses são os disimuladores...Judas vs 4

D.L. Moody

'Nossa época ainda está para ver o que Deus pode fazer usando um homem cuja vida seja inteiramente comprometida com Ele".

Moody disse: Eu serei este homem.

Evangelista

Evangelista
Amor pelas almas

Amor em ação

Amor em ação